terça-feira, 13 de novembro de 2012

SAIBA PORQUE O WINDOWS 8 PODE SER PÉSSIMO E VIRAR UM FRACASSO .



A Microsoft vem trabalhando muito em sua grande aposta para esse ano de 2012, o Windows 8. A versão Release Preview  foi lançada em 31 de maio como uma prévia oficial do sistema operacional, ou seja, já podemos ter uma total experiência com o novo Windows por essa versão.
Manual da Tecnologia vem testando todas as versões prévias do Windows 8, inclusive a RP (Release Preview), e chegamos a uma conclusão: O Windows 8 tem muitas chances de ser um fracasso.
Concordamos que essa afirmação é arriscada, mas após nossos diversos testes vimos que o novo sistema operacional da Microsoft terá uma grande taxa de desaprovação. Ele traz compatibilidade tanto em desktops (x86 e x64) como em tablets (ARM), e é aí que está o maior problema, para a grande maioria dos usuários a função de ambos os aparelhos são diferentes.
Geralmente, os desktops são utilizados para funções simples, como acessar a internet ou gerenciar documentos através das suítes de escritório (Microsoft Office, por exemplo), e também para funções mais complexas, como desenvolver aplicativos x86 e/ou x64, gerenciar arquivos FTP, etc. 
Já os tablets, normalmente são utilizados somente para as funções simples, as avançadas são bem mais funcionais se forem executadas em desktops, embora ainda seja difícil achar programas para tablets que possibilitam que as funções mais complexas sejam executadas.
Agora vamos imaginar que uma empresa tente fazer um sistema operacional tanto para tablets como para desktops. Logicamente é uma tarefa difícil, pois essa empresa não poderá tirar as funções mais complexas do desktop assim como deverá preservar a facilidade com que tarefas simples sejam executadas, para não ficar atrás nos tablets. É isso que está acontecendo com a Microsoft.
No Windows 8 Release Preview, percebemos que com a interface Metro, a Microsoft tentou misturar esses dois universos totalmente diferentes, e o resultado não foi bom, pois nos desktops a interface Metro atrapalha em relação ao número de telas e a falta do menu iniciar, tirando praticidade e funcionalidade dos sistema. Por outro lado, em tablets o sistema pode até vir a agradar, pois um usuário avançado poderá tentar executar tarefas avançadas em seu aparelho, porém o sistema perde na praticidade de achar os programas.

Mas afinal, porque o resultado não foi bom?

O Windows 8 vem sendo o sistema que mais vem trazendo novidades, principalmente pela interface Metro. Mas afinal, elas são úteis?
Gostaria que alguém explicasse qual a funcionalidade da nova tela inicial. Ela junta vários gadgets, ou seja, atalhos, sendo um deles para acessar a área de trabalho, mas agora vamos parar para pensar: para que usaremos essa tela se poderíamos colocar esses atalhos em formatos de ícones ou até mesmo gadgets na área de trabalho? No final temos duas telas de atalhos, no qual provavelmente eles se repetirão. Não seria mais inteligente, ao invés de criar uma nova tela,  alterar a maneira de como são exibidos os atalhos (ícones) na própria área de trabalho?
Diversos outros pontos nos irritaram muito, como a dificuldade de achar os programas nesse novo menu iniciar, se é que o podemos chamar assim. Os programas ficam mal organizados na tela, e novamente aparece o erro que colocamos acima: a quantidade de telas. É necessário passar por várias telas para achar um simples programa, desse modo a alternativa mais viável foi utilizar a barra de pesquisa, mas convenhamos que esse modo nunca foi a primeira opção da maioria dos usuários, correto?


O Steven Vaughan-Nichols, do ZDNet, apontou mais alguns aspectos que nos chamaram a atenção: Poucos aplicativos estão sendo desenvolvidos para o novo sistema e os desenvolvedores terão de utilizar linguagens de programas pouco utilizadas para que seus programas se enquadrem ao Windows 8.

O grande erro: Tentar agradar a gregos e troianos

Como já dissemos, a Microsoft tentou fazer um sistema tanto para tablets como para desktops, e é aí que está o problema. É impossível fazer algo que agrade totalmente a ambos, sempre vai ter alguma novidade que ficará inútil em um dos dois aparelhos.
Se a Microsoft tivesse feito esse Windows 8 adaptado para tablets, ou seja, com seu foco totalmente nele, teríamos talvez o melhor SO ARM. O mesmo podemos falar para desktops, pois realmente o sistema está mais rápido (o sistema se inicia 40% a 70% mais rápido que o Windows 7) e mais estável, mas pecou em relação a praticidade e funcionalidade.

Logicamente a Microsoft não vai alterar muito o Windows 8, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre desse ano, em relação a versão Release Preview, então o que nos resta é esperarmos que vermos como o publico vai reagir.
E você, acha que o Windows 8 será um fracasso, ou não? Comente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar do nosso blog .

Participe do nosso Forum : deixe seus tópicos ( Perguntas , Dúvidas e Respostas ).

SIGAM-ME

Comentários Facebook

Comentários

Seguidores